Online

CURSO GESTÃO PATRIMONIAL APLICADA NO SETOR PÚBLICO – ENTENDER PARA APERFEIÇOAR

A gestão patrimonial é um dos pilares da boa governança na Administração Pública. Mais do que controlar bens, ela assegura transparência, responsabilidade, eficiência na aplicação dos recursos públicos e conformidade com a legislação.

Horário: 08h às 12h / Carga Horária: 20h
Plataforma Teams - On line - 14 a 18/09/2026.
Administração Pública
Voltar para cursos

Aprendizado

O que você aprenderá

Objetivo Geral

Capacitar servidores públicos e gestores a compreender e aplicar corretamente os princípios, normas e procedimentos da gestão patrimonial no setor público, com foco na eficiência, transparência e conformidade com a legislação vigente.

Objetivos Específicos

Compreender o conceito e a importância do controle patrimonial na administração pública.

Identificar e aplicar corretamente as normas do patrimônio público conforme a legislação e os manuais da STN.

Dominar procedimentos de registro, inventário, depreciação, reavaliação e baixa de bens.

Promover a integração entre os setores de contabilidade, patrimônio e almoxarifado.

Aperfeiçoar práticas de gestão voltadas à economicidade, à transparência e à prestação de contas.

Participantes

Para quem este curso é indicado

  • Servidores das áreas de patrimônio, contabilidade, almoxarifado e controle interno.
  • Gestores públicos e ordenadores de despesa de órgãos municipais, estaduais e federais.
  • Membros de comissões de inventário e auditoria interna.
  • Profissionais e consultores que atuam na área de administração e finanças públicas.

Programa

Conteúdo programático

  •  Visão geral do patrimônio público
  •  Responsabilidades legais e funcionais
  •  Princípio da segregação de funções
  •  Três pilares de controle (Pirâmide Patrimonial)
  • o Aplicação prática no dia a dia
  • o Consequências da má aplicação (apontamentos recorrentes dos órgãos
  • de controle)
  •  Nova classificação da despesa pública
  • o Portaria Conjunta STN/SOF nº 163/2001 e a revogação da Portaria STN
  • nº 448/2002
  • o Corrente x Capital
  • o Investimento x Inversão financeira
  • o Permanente x Consumo
  •  Classificação contábil aplicada
  • o Para contadores
  • o Para gestores patrimoniais sem formação contábil

Instrutor

PAULO ROSSO

PAULO ROSSO

Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) . Pós-graduação em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da 21ª Região, em parceria com a Universidade Potiguar. Especialista em Gestão de Patrimônio Público , e Professor.Consultor do Banco Mundial, atuando na área de catalogação e padronização de materiais de consumo e bens permanentes.Servidor do quadro permanente (QPP) desde 1993. Profissional com mais de 35 anos de experiência nas áreas pública e privada, com sólida atuação em gestão patrimonial e administração pública. Gestor Patrimonial no Poder Judiciário Federal / Justiça do Trabalho / TRT da 21ª Região, com atuação por 19 anos. Especialista em Patrimônio Público, com ampla vivência em controle, gestão e prestação de contas de bens públicos. Avaliador de Qualidade do Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP) e Perito Judicial ,Consultor Público Federal. Professor e Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) Professor convidado em cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Informações complementares

Dados administrativos e políticas

Dados para empenho

Razão social
Gestão Treinamento & Desenvolvimento Humano
CNPJ
10.613.756/0001-60
Telefone
(98) 98881-7127

Dados bancários

Banco
Santander (033)
Agência
2524-3
Conta corrente
13.000.581-3

Certificação e políticas

Frequência mínima
75%
Cancelamento
A Gestão Treinamento reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso até 07 (sete) dias úteis antes do curso, caso não haja número mínimo de inscritos e Substituir o instrutor por motivo de força maior.
Hospedagem e passagens
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem, só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da confirmação do curso que estiver inscrito.

Informações fiscais

Regime tributário
Simples Nacional
Empresa cadastrada no SICAF