Gestão Treinamento

CURSO
OFICINA SOBRE A CONTABILIZAÇÃO DAS MEDIDAS DE EQUACIONAMENTO DE DÉFICIT ATUARIAL DO RPPS: REGISTROS NO RPPS E CONTRAPARTIDAS NO ENTE FEDERATIVO.
Professor(a)
Sabrina Reinbold Rezende 
Credenciais:

Mestra em Administração e Ciências Contábeis pela FUCAPE/ES, especialista em Compliance e Gestão de Riscos e graduada em Ciências Contábeis, desde 2001

Experiência:

Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, desde 2012, onde exerceu o cargo de substituta da Coordenadoria de Fiscalização em Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e, atualmente, é Assessora do Núcleo de Contas, Receita e Previdência da Assessoria Técnica do Conselheiro Substituto do TCE-RJ, Marcelo Verdini Maia. Membro, pelos Tribunais de Contas, do Grupo Técnico GT 03 – RPPS, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica nº 30/2023. Assessora Técnica da ATRICON, no âmbito da CTCONF. Certificada no Cadastro Nacional de Auditores Independentes do Conselho Federal de Contabilidade. Docente do programa de pós-graduação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Faculdade FIPECAFI com as disciplinas de “Benefícios Sociais” e “Benefícios a empregados e os RPPS”, e da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ com a disciplina “Contabilidade Aplicada aos RPPS”

O Que Você Vai Alcançar?


compreender os registros contábeis relacionados com a implementação das principais medidas de equacionamento de déficit atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no contexto das normas contábeis e da legislação previdenciária vigentes, com ênfase nos mecanismos de registro, controle e divulgação previstos na Instrução de Procedimentos Contábeis – IPC nº 14, edição revisada em 2022, pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além de sinalizar as contrapartidas de registros necessários nas demonstrações contábeis do ente federativo que possui RPPS, a teor dos critérios definidos na 11ª edição do MCASP, de observância obrigatória pelos entes federativos a partir do exercício de 2025.

Público-Alvo

Servidores públicos dos RPPS e do Tesouro do ente federativo.

Metodologia

Serão apresentados aspectos teóricos e práticos do tema, por meio da exposição oral, apresentação de casos concretos e realização de exercícios de lançamentos contábeis.

O que você vai aprender ?

1.  Aspectos Gerais e Legais do RPPS: Princípio Constitucional do equilíbrio financeiro e atuarial; Regimes Financeiros atuariais: repartição simples, repartição de capitais de cobertura e capitalização; Conceitos de equilíbrio financeiro e atuarial; Conceito de Resultado Atuarial, segundo a Portaria MTP nº 1.467/2022; Critérios definidos na Portaria MTP nº 1.467/2022 para o equacionamento de déficit atuarial do RPPS.
2. Equacionamento de Déficit Atuarial do RPPS:
2.1. Créditos a receber do RPPS oriundos da implementação, em lei do ente federativo, de plano de amortização com contribuições suplementares na forma de alíquotas;
2.2. Créditos a receber do RPPS oriundos da implementação, em lei do ente federativo, de plano de amortização com contribuições suplementares na forma de aportes mensais com valores preestabelecidos;
2.3. Créditos a receber do RPPS oriundos do aporte, previsto em lei do ente federativo, de imóveis e outros fluxos de receitas do ente vinculadas ao RPPS;
2.4. Segregação da Massa de segurados do RPPS com a constituição do Fundo em Repartição e Fundo em Capitalização;
2.5. Registros contábeis das contrapartidas dos lançamentos no ente federativo.
3. Divulgação das informações necessárias em notas explicativas.

Reserve sua vaga

SÃOLUÍS – MA

EM BREVE

18 e 19/06/2025.

Duração do Curso

Horário: 08h às 12h – 14h às 18h  / Carga Horária: 16 h.

Investimento: 2.699,00

(Pasta personalizada GT, apostila ,bloco para anotações, caneta , almoço(02) coffee break (04), e certificado)

Atenção

A Gestão Treinamento reserva-se o direito: – adiar e/ou cancelar o curso até 7(sete) dias úteis antes do curso, caso não tenha o número mínimo de inscritos e, substituir o instrutor por motivo de força maior. Terá direito ao certificado, o participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.

Dados Bancários

Gestão Treinamento & Desenvolvimento Humano
CNPJ: 10613756/0001-60
Rua 1, Qda. 5, Casa 1 – Planalto Vinhais 1
São Luís-MA – 65074856
98 3256-2103 / 98881-7127
Banco do Brasil: Ag 1611-X – C/C 37406-7
Estamos cadastrados no SICAF 
Empresa enquadrada no Simples Nacional

plugins premium WordPress