É professor e palestrante com graduação em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrando em Administração Pública com linha de pesquisa na área de planejamento governamental pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Especialista em Finanças Públicas pela Escola de Contas do TCE-MG, com MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Com experiência profissional em cargos no governo federal, estadual e municipal, onde atuou como servidor público em cargos efetivos ou de liderança e, atualmente, como consultor na área de planejamento, governança e desenvolvimento econômico, inclusive como consultor do SEBRAE-MG. É Membro Associado da Rede de Governança Brasil (RGB) com cadeira nos Comitês de Implantação da Governança nos Municípios e da Governança das Contratações. Foi vencedor do Prêmio Qualidade Rio (2019) na categoria ouro e de boas práticas de transparência pelo TCE-RJ (2018) por implementar o modelo de excelência de gestão pública em âmbito municipal.
O filosofo Sêneca, há mais de 2.000 anos, dizia que “não há bons ventos para que não sabe para onde vai” e muitas administrações municipais deixam de obter sucesso em seu trabalho justamente por não ter objetivos e estratégias de atuação bem definidas. A sociedade cada vez mais tem exigido qualidade na execução dos serviços públicos. Além disso, há uma cobrança por melhor desempenho da atuação dos gestores frente aos desafios de fazer a gestão municipal. É no município que tudo acontece. Onde surge e são tratados os problemas sociais. No federalismo brasileiro, o papel dos municípios sofre um grande descompasso são muitos problemas para serem tratados frente à recursos limitados e baixa capacidade gerencial nas prefeituras
Neste sentido, o planejamento surge como ferramenta poderosa capaz de auxiliar e direcionar a atuação da administração pública para executar ações efetivas que, de fato, gerem impacto positivo na vida do cidadão. Porém, devido à baixa capacidade gerencial das prefeituras somada à cultura do improviso, o planejamento é negligenciado.
Diante disso, este curso, em formato de oficina, visa ofertar para os servidores públicos um conteúdo prático de elaboração da principal peça de planejamento governamental (o plano plurianual) passando por todas as etapas do processo desde a análise organizacional e criação de diretrizes até à elaboração de estratégias e ferramentas de controle.
Ao final do curso, pretende-se que os alunos possam ter uma espinha dorsal do PPA para ser aplicado na sua unidade de trabalho a partir de uma visão gerencial que possa ser praticada durante o mandato. Por fim, o curso aplica os conceitos a partir do plano de governo do candidato eleito, a fim de que as promessas de campanha sejam não só traduzida s no PPA como também executadas.
Servidores públicos municipais , que atuem exclusivamente na elaboração e gestão do plano plurianual (PPA) municipal.
1. Conceitos Gerais e Pressupostos
1.1Visão geral da atuação do órgão público na sociedade;
1.2Teorias e funções administrativas;
1.3Modelos de gestão pública e o impacto na cultura do serviço público;
1.4Assimetria entre o Plano de Governo e a agenda estratégica do governo;
2. Aplicação geral do Planejamento e da Governança no Setor Público;
2.1Definição conceitual de Planejamento Estratégico Governamental;
2.2Premissas do planejamento estratégico: resistência, falácias e soluções;
2.3Planejamento e a gestão orçamentária;
2.4As metodologias de planejamento e as suas dimensões;
2.5Habilidades e competências em planejamento governamental;
2.6Gestão e governança para entrega de resultados;
2.7Conceitos e aplicação da governança pública;
2.8Teoria da agência em organizações públicas.
3. Análise Organizacional (Diagnóstico)
3.1Análise das funções organizacionais;
3.2Análise da estrutura organizacional e modelo de gestão;
3.3Análise das influências e do ambiente organizacional;
3.4Técnicas de confecção de diagnósticos (SWOT, GUT E PELSE);
3.5Construção de cenários para definição de estratégia;
4.1Construindo o referencial estratégico (missão, visão e valores);
4.2Identidade estratégica como criação de valor;
4.3Criação de valor público;
4.4Construção dos objetivos estratégicos.
5. Plano Jogo: Definição da Estratégia
5.1Definição de Programas, Projetos e Ações orçamentárias do PPA;
5.2Análise de ações e viabilidade operacional;
5.3Gestão Estratégica;
5.4Iniciativas estratégicas e suas definições – ações e projetos do PPA;
5.5Balanced Scorecard (BSC);
5.6Mapa Estratégico: definição e elaboração;
5.7Cultura baseada em resultados;
6. Execução e Controle da Estratégia
6.1Ciclo do PDCA e gestão de projetos públicos;
6.2Elaboração de planos táticos e operacionais por meio do planejamento estratégico;
6.3Comunicação e gestão de mudanças;
6.4Controle estratégico: ferramentas e conceitos de monitoramento;
6.5Indicadores de Desempenho: conceitos e elaboração;
6.6Controle e manutenção de resultados para validação gerencial;
6.7Avaliação de monitoramento do PPA.
SÃO LUÍS – MA
Em breve
24 e 25/02/2025.
Horário: 08h às 12h / 14h às 18h
Carga horária: 16h.
Apostila
Pasta personalizada GT,
Bloco para anotações,
Caneta e marca-texto
Almoço (02)
Coffee break (04)
Certificado)
A Gestão Treinamento reserva-se o direito: – adiar e/ou cancelar o curso até 7(sete) dias úteis antes do curso, caso não tenha o número mínimo de inscritos e, substituir o instrutor por motivo de força maior. Terá direito ao certificado, o participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.
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