Gestão Treinamento

CURSO
CURSO GESTÃO INTEGRADA DE COMPRAS E ALMOXARIFADO NO SETOR PÚBLICO – LEI 14.133/21
Professor(a)
RENATO DIAS FRAFA
Credenciais:

Pós-Graduado em Administração Estratégica pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Gestão de Estoques pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. Possui experiência de 35 anos na área de administração de materiais

Experiência:
Chefia de Almoxarifado, Divisão de Material e Depto de Administração da UFES, atualmente é Diretor de Materiais e Patrimônio. Já integrou diversas comissões técnicas e de licitações, atuou ainda em trabalhos de consultoria em desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados e de gestão de materiais junto ao MEC, Universidades, prefeituras e empresas privadas. Como professor e instrutor desde 1996, já ministrou inúmeros cursos na área de almoxarifado, compras e gestão de materiais, tendo treinado mais de 1.500 profissionais de todo o país.
Possui participação em diversos eventos nacionais como palestrante e instrutor, por várias empresas, sendo um dos profissionais mais requisitados quando o assunto é administração de materiais no setor público.
Algumas empresas pelas quais atuou/atua:
Atuou como palestrante em cursos e seminários na modalidade aberta ou in Company ,capacitando servidores de instituições :
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS:
 Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Novo Hamburgo/RS, Curitiba/PR, Vitória/ES, Serra,/ES, Rio das Ostras/RJ e outras;
Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais de Justiça,
diversos Tribunais de Contas Estaduais, Tribunal Regional Federal do RJ, BA e SP,
Universidades: Federal de São Carlos/SP, Federal de Santa Catarina, Federal da Bahia,Federal de Juiz de Fora/MG, Federal de Ouro Preto, Federal de Goiás, Federal do Pará Federal do Rio de Janeiro, Federal Fluminense/RJ, Federal do Espírito Santo, UNB, Estadual do Maranhão, Estadual de Alagoas; Institutos Federais: RJ, SP, MG, AL, PA, PR, BA, PE, ES, RS, MT, RO, AM, etc. Ministério Público Federal e diversos Estaduais, diversos hospitais públicos, INMETRO, INFRAERO, FIOCRUZ, ANEL, ANP, ANATEL, BNDS, CORREIOS, INSS,CNJ, ELETROBRAS, TCU, ANAC, Marinha, Exército.
EMPRESAS:
CONSULTRE (17 anos) ESAFI (04 anos) GESTÃO E TREINAMENTO (12 anos)  LICIDATA (03 anos) PREGÃO DIGITAL (03 anos.
O Que Você Vai Alcançar?
Objetivos do Curso
Apresentar as principais inovações e exigências da Lei 14.133/21 aplicáveis à gestão de compras e almoxarifado no setor público.
Capacitar os participantes para o planejamento, gestão e controle integrado dos processos de compras, desde o planejamento anual de aquisições até o recebimento definitivo dos bens.
Discutir estratégias para uma gestão eficiente do almoxarifado, com foco em armazenamento, movimentação de materiais e eliminação de desperdícios.
Demonstrar a importância da gestão integrada entre os setores de compras, almoxarifado , visando a economicidade e eficiência administrativa.
Apresentar ferramentas e boas práticas para padronização de materiais, gestão de estoques, controle de entradas e saídas, e inventários periódicos.
Público-Alvo

Todo servidor envolvido com a operação, coordenação, auditoria, chefia ou direção de unidades administrativas, que lidam ou sejam responsáveis, direta ou indiretamente, pela definição da qualidade, especificação, planejamento de aquisição, compra, suprimento, controle, recebimento, armazenagem, estoque, distribuição de materiais, rotinas e qualidade dos resultados da gestão de materiais de um órgão público.

Metodologia

O palestrante aplicará o curso através de aulas expositivas utilizando recursos de powerpoint, debates de casos práticos (cases), bem como exercícios práticos.

O que você vai aprender ?

1- Planejamento de Materiais
 O Planejamento de Contratações Anual
 Alinhamento dos gastos com a proposta orçamentária
 Aderência das aquisições ao planejamento da Instituição
2- Compras no Setor Público
 Por que compramos mal?
 As questões custo x tempo x qualidade;
 Legislação: possibilidades e impedimentos;
 Fornecedores: parceiros ou adversários?
 Compradores: conhecimento técnico x conhecimento legal.
3- Questões Relevantes de Compras
 Sistema de Registro de Preços: eficiência nas compras públicas.
 A qualidade na especificação de materiais;
 Classificação de Materiais: a importância da padronização;
 Possibilidades técnicas e legais de se adquirir produtos de qualidade.
 ETP – estudos técnicos preliminares
 A qualidade do pedido (DFD)
 O Termo de referência (TR);
 A definição do preço de referência;
 Análise das condições de aquisição dos editais;
 Compras por dispensa: cuidados, soluções e legalidade;
4- Questões de Pós Compras
 Acompanhamento de fornecimento
 Mudança de marca ou de produto?
 Prorrogação de prazo de entrega;
 Aplicação de penalidades;
 Controle de ata de RP
 Informações ao cliente.
5- Visão de Almoxarifado no Setor Público
 Almoxarifado: local ou função?
 A influência de compras sobre o almoxarifado.
 O perfil do profissional de Almoxarifado
Controles de Almoxarifado
 Registros contábeis de entradas e saídas.
 Critérios de fornecimento de material.
 Prestação de contas – Contábil (RMA) e gerencial.
 Inventários: anual, periódicos e permanente.
6- Gestão de Estoques
 Almoxarifado ou depósito?
 A Importância dos estoques na gestão de materiais.
 Formação de estoque: por demanda, importância e valor.
 Baixa de estoque: critérios e modelos de atendimento.
 Saneamento dos estoques: revisões, ajustes, alienação.
 Ressuprimento de estoque: técnicas de previsão.
 A eficiência do Sistema de Registro de Preços na gestão de estoque.
7- Atividade de Recebimento
 Documentos e informações necessárias.
 Questões importante: espaço, equipamentos, ferramentas, etc.
 A importância da padronização dos procedimentos.
 Conferências e inspeções: tipos e técnicas.
 Tipos de recebimentos (base legal e técnica).
8- Atividade de Armazenamento
 O layout do almoxarifado.
 Planejamento de estocagem.
 Arrumação de estoque.
 Conservação dos materiais.
 Endereçamento de estocagem.
 Equipamentos de estocagem.
9- Atividade de Distribuição
 Separação de pedidos.
 Planejamento de entrega.
 Proteção e acondicionamento dos materiais.
 Cuidados no transporte.
 Conferência com o cliente: incorreções, faltas e sobras.

Reserve sua vaga

Curitiba – PR – Em breve – 29 a 31/10/2025

Duração do Curso

Horário: 08h às 12h e 14h às 18h  /  Carga Horária: 24h

Investimento: R$ 3.299,00

(Pasta personalizada GT, apostila, caneta, bloco, coffee-break (06), almoço (03) e certificado).

Atenção

A Gestão Treinamento reserva-se o direito: – adiar e/ou cancelar o curso até 7(sete) dias úteis antes do curso, caso não tenha o número mínimo de inscritos e, substituir o instrutor por motivo de força maior. Terá direito ao certificado, o participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.

Dados Bancários

Gestão Treinamento & Desenvolvimento Humano
CNPJ: 10613756/0001-60
Rua 1, Qda. 5, Casa 1 – Planalto Vinhais 1
São Luís-MA – 65074856
98 3256-2103 / 98881-7127
Banco do Brasil: Ag 1611-X – C/C 37406-7
Estamos cadastrados no SICAF 
Empresa enquadrada no Simples Nacional

plugins premium WordPress