Engenheiro mecânico automobilístico formado pela FEI Consultor de empresas públicas e privadas no Brasil e no Canadá; Especialista em motores Diesel, gasolina, álcool e gás natural; Professor e consultor em gestão de frotas públicas e privadas há 28 anos; Trabalhou na Scania Latin America; Trabalhou como gerente de pós-venda Scania, gerente de pós-venda Renault e como diretor Ford Caminhões, gerente de manutenção da frota Vale do Rio Doce.
Desenvolver nos participantes as seguintes competências:
• Conhecer os critérios técnicos para o dimensionamento de uma frota
• Desenvolver rotinas e procedimentos para a gestão da frota
• Desenvolver meios de controle de abastecimentos
• Desenvolver ferramentas que auxiliem no controle da manutenção, verificando a qualidade dos serviços executados por terceirizadas ou manutenção própria, bem como, a fiscalização da aplicação das peças.
• Conhecer as ferramentas de avaliação da viabilidade ou não de locar em vez de comprar.
• Conhecer uma gestão profissional de pneus
• Conhecer ferramentas de gestão de motoristas
• Conhecer todos os níveis de manutenção de veículos • Como estabelecer indicadores que auxiliem na avaliação da gestão da frota
• Conhecer meios de avaliação do momento certo para o desfazimento do veículo
• Conhecer rotinas e critérios técnicos que definam a implantação ou não de uma oficina própria
• Desenvolver meios e procedimentos que avaliem os fornecedores da frota quanto à qualidade dos serviços prestados e das peças aplicadas
• Conhecer os critérios técnicos e econômicos para uma padronização da frota
• Conhecer meios que dimensionem o estoque próprio de peças de reposição
• Conhecer como se calcula a depreciação de um veículo
• Conhecer como se calcula os custos operacionais de cada veículo
• Conhecer o conceito de vida útil econômica de um veículo
• Conhecer todas as ferramentas e meios que auxiliem o planejamento da renovação da frota
• Conhecer procedimentos gerais na gestão da frota para que sejam reduzidos os seus custos operacionais como combustíveis, pneus e que sejam evitadas as quebras que imobilizam a frota.
• Conhecer critérios que auxiliem na elaboração de licitações de veículos ou peças de reposição.
• Conhecer mecânica básica automotiva para não ser enganado pelos mecânicos.
Secretário de transportes, gerente de frota, gerente ou encarregado de manutenção da frota, encarregado da frota de máquinas e tratores, encarregados da frota de viaturas da guarda municipal, encarregado da frota de ambulâncias, encarregados dos veículos do transporte escolar, encarregado ou chefe do departamento de transportes e seus integrantes responsáveis pela manipulação do fluxo e análise das informações gerenciais das frotas
O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada. Haverá exposição teórica e atividades práticas (exercícios e estudos de caso) para proporcionar a integração e uma maior assimilação do conteúdo. Aulas Teóricas: Apresentação dos assuntos teóricos e suas aplicações práticas. Estudos de Caso: Análise de exemplos reais para ilustrar Em todas as aulas haverá tempo segregado para discussão, onde os alunos poderão interagir com o instrutor e tirar dúvidas.
– Conhecer os custos é obrigatório
– Eficácia e eficiência
– O que é gestão de frota
– Indicadores – KPIs
– Custos ocultos – Treinamento da equipe
– Dimensionamento técnico da frota
– Locar ou comprar?
– Cuidados nas licitações
– Dimensionamento operacional do setor
– Central de veículos – Informática: quais softwares?
– Planejando a frota e seus controles
– Controle de combustível
– Qual o melhor combustível álcool ou gasolina?
– Gasolina comum ou aditivada?
– Controle de pneus – Procedimentos
– Recebimento – Registro
– Controle de quilometragem e custo do pneu
– Como reduzir os custos com pneus?
– Movimentação dos pneus
Controle dos custos e quilometragem dos pneus
– Controle de reformas
– Supervisão e análise
– Controle de pneus por veículo
– Relatório de avaliação e desempenho
– Por onde começar?
– O que fazer com os resultados?
– Gestão de motoristas
– Controle de saída de veículos
– Carro reserva
– Definição dos níveis de manutenção a serem implantados
– Níveis de manutenção
– Manutenção Primária
– Manutenção Preventiva
– Manutenção Corretiva
– Instalações: Garagem, oficina, abastecimento e almoxarifado.
– Número de lugares de trabalho para Manutenção Preventiva
– Número de lugares de trabalho para Manutenção Corretiva
– Setores Auxiliares – Boxes para Estacionamento
– Itens complementares Como calcular os custos operacionais de cada veículo da frota
Custos Variáveis
– Combustível
– Óleo lubrificante do motor
– Como escolher o óleo lubrificante correto
– Óleo lubrificante da transmissão
– Lavagem e lubrificação
– Peças de reposição
– Mão de Obra de oficina
– Redução de custos de operação
– meta permanente
– Oficina própria ou terceirizada?
– Pneus, câmaras e recapagens.
– O comprometimento de todos é fundamental
Custos fixos
– Depreciação
– Conceituação de vida útil
– Remuneração do capital
– Salário do motorista e obrigações sociais
– Licenciamento e seguro Obrigatório
– Custo por quilômetro rodado
– Renovação de frotas
– Reduzir custos – Meta permanente
– Padronização da frota
São Luís – Ma
Em breve
20 e 21/02/2025
Horário: 08h às 12h e 14h às 18h
Carga Horária: 16h
Apostila
Pasta personalizada GT
Bloco para anotações
Caneta e marca-texto
Almoço (02)
Coffee break (04)
Certificado)
A Gestão Treinamento reserva-se o direito: – adiar e/ou cancelar o curso até 7(sete) dias úteis antes do curso, caso não tenha o número mínimo de inscritos e, substituir o instrutor por motivo de força maior. Terá direito ao certificado, o participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.
Gestão Treinamento & Desenvolvimento Humano
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