Apresentação
A tecnologia da informação, como instrumento de apoio à gestão, inicialmente no setor privado, posteriormente na Administração Pública, busca e traz a efetividade dos procedimentos nas mais diversas áreas e segmentos. Hardwares (equipamentos e materiais permanentes) e softwares (sequência de informações escritas/programadas para serem executadas por um hardware) se entrelaçam com os recursos humanos, sendo importante ferramental, representando, atualmente, grande soma de recursos monetários nos balanços patrimoniais das instituições, e por conseguinte, revisões, ajustes, testes, etc.
A Administração Pública ao executar seu orçamento adquire diversos bens – tangíveis (corpóreos) ou intangíveis (incorpóreos), cujos controles, registros e apurações envolvem diversas áreas, iniciando com a Área de Tecnologia da Informação (como parametrizador principal da tecnologia a ser utilizada em função das necessidades operacionais nos órgãos e entidades, e posteriormente como avaliador de vida útil, em função dos mais diversos aspectos, tais como obsolescência). Posteriormente, as áreas Contábil (registra todos os fatos e atos), Patrimonial (gestor de recursos corpóreos e incorpóreos) e o Controle Interno (que analisa as execuções orçamentárias).
A gestão desses ativos requer o cumprimento de diversas formalidades, gerando, na maioria das vezes, pontuações das auditorias internas e externas acerca da necessidade de tratamento e ajustes à luz das normas vigente, procedimentos esses a serem executados imperativamente pelas áreas de Tecnologia da Informação, Contábil e Patrimonial.
Professor:
Paulo Rosso – Consultor do Banco Mundial na área de Catalogação e Padronização de materiais de consumo e permanente. Professor/Tutor da Escola Superior do MPU. Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Gestor patrimonial do PJF/JT/TRT21 por 19 anos e servidor do QPP desde 1993. Administrador, conta com mais de 35 anos de experiência profissional na administração privada e pública. É graduado pela UFRN. Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da 21ª Região/Universidade Potiguar. Avaliador de Qualidade do PQSP, Perito Judicial, Consultor, Palestrante. Como instrutor, quer por intermédio de empresas especializadas, quer por contratação direta, já ministrou cursos para Universidades Federais, Ministério Público Federal, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário estaduais, Escolas da Magistratura, Academias de Polícia Civil e Militar, Institutos Federais de Educação, Escolas de Governos, Ministério Público estaduais, dentre outros.
Objetivo
Capacitar os participantes nos diversos tratamentos contábeis especificados dados aos ativos intangíveis alcançados pela Norma Brasileira de Contabilidade TSP 08, observando as nuances e os parâmetros excludentes pertinentes, em função da aplicabilidade de outra norma editada.
Público-alvo
Servidores das áreas de tecnologia da informação, contábil, controle interno/externo e patrimonial.
Conteúdo Programático
1. Conceitos basilares normativos
2. Despesas com softwares – Tratamento Orçamentário e Classificação Contábil
3. Relevância e os elementos significativos
4. Procedimentos para identificar um ativo intangível
5. Reconhecimento e mensuração de bens públicos
5.1. Condições para reconhecimento de um ativo
5.2. Aquisição separada
5.3. Geração interna
5.3.1. Fase da pesquisa
5.3.2. Fase do desenvolvimento
6. Custo de ativo intangível gerado internamente
7. Meios de Aquisição do ativo intangível
7.1. Aquisição por meio de transações sem contraprestação
7.2. Permuta de ativos
8. Patrimônio cultural intangível
9. Mensuração de ativos, fair value e impairment test.
10. Reavaliação do ativo intangível
11. Amortização
11.1. Determinação da vida útil
11.1.1. Determinação de Vida útil definida
11.1.2. Determinação de Vida útil indefinida
11.2. Determinação do valor residual
11.3. Amortização de ativo intangível
11.4. Revisão do período e do método
11.5. Redução ao valor recuperável
11.6. Teste de Recuperabilidade
11.6.1. A busca da desvalorização do ativo
11.6.2. Possibilidade de geração de benefícios econômicos?
11.6.3. Definição de metodologia
11.6.4. Etapas do teste de recuperabilidade
11.6.5. Comparações de valores
11.6.6. Relatório de Análise de Intangíveis
11.6.7. Relatório Sintético de Teste de Recuperabilidade
12. Desreconhecimento do valor contábil de um item do ativo intangível
12.1. Relatório Analítico de Desreconhecimento
12.2. Por alienação
12.3. Falta de perspectiva de geração de benefícios futuros
Investimento
R$ 2.999,00 (Apostila, pasta personalizada GT, bloco para anotações, caneta, almoço (02) coffee break (4), e certificado)
Local/Data:
São Luis – Brisamar Hotel – 03 e 04/10/2024
Belém – Pa – a definir – 24 e 25/10/2024
Curitiba – Pr – 13 e 14/11/2024
Horário: 08h às 12h / 14h às 18h / Carga Horária: 16h.
Importante:
A Gestão Treinamento reserva-se o direito: – adiar e/ou cancelar o curso até 7(sete) dias úteis antes do curso, caso não tenha o número mínimo de inscritos e, substituir o instrutor por motivo de força maior. Terá direito ao certificado, o participante deverá possuir no mínimo 75% de participação no curso.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.
Aos participantes de outros Estados, quando forem adquirir as passagens aéreas e hospedagem , só façam quando houver a comunicação por parte do setor de negócios da GT, dando confirmação do curso que estiver inscrito.
Dados para Empenho e Bancários
GESTÃO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
CNPJ 10.613.756/0001-60
Rua 1, Qda. 5, Nr. 1 – Planalto Vinhais 1 – São Luís-MA – 65074-856
(98) 32562103 (98) 988817127
Banco do Brasil – Ag 1611-X – CC 37406-7
Estamos cadastrados no SICAF – Empresa cadastrada no Simples Nacional
"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."
Peter Drucker