AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Instrutora

SONIA CERQUEIRA – Psicóloga – Registro nº  “L 15.151″ – 1974. Direito  – Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas – RJ – 1979

Pós Graduação – Especialização em Problemas Brasileiros – UFRJ – 1980. University of Texas at Austin – visitor – People Management –“Coaching”- Houston – USA-1998. Master’s Degree – Adam Smith University/USA – Organizational Development – USA. Professora e Consultora desde 1073. Livro Publicado: Técnicas de Entrevista no Inquérito Administrativo _ 8ª edição – Editora “Temas & Idéias_ RJ. Instrutora com experiência de 26 anos EM Empresas Nacionais e Multinacionais; Petrobras, PRR-RJ – Procuradoria Geral do município do Rio de Janeiro, Poder Judiciário Federal/ TRE – Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul/Paraná/ Alagoas, ILB – Instituto Legislativo Brasileiro (Senado Federal), TRT – Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região, Superior Tribunal de Recursos (2ª Região), CVM – Comissão de Valores Mobiliários, Ministério da Fazenda/ Receita Federal/Salvador/ Curitiba, Tribunal Regional Eleitoral – Paraná, Alagoas, Acre… , Anatel, Brasil Telecom, Companhia Vale do Rio Doce – CVRD,  Caixa Econômica Federal, Banestes S.A., Furnas Centrais Elétricas, Bahia Sul Celulose, CORREIOS – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, AMPLA , OI, PMRJ – Prefeitura de Vitória – ES.

Público alvo

Gerentes e profissionais da área de Gestão de Pessoas e demais profissionais responsáveis por equipes ou cargos de supervisão e coordenação.

Objetivos

Capacitar a equipe para desenvolver o “Programa de Avaliação de Desempenho” com foco em competências; Otimização dos resultados na Administração Pública; implantando um sistema meritocrático, com avaliação de desempenho permanente, que será determinante para a concessão de promoções, descoberta de talentos, assim como correção de estratégias de gerenciamento; Conceituar a função avaliação de desempenho, a partir de uma linguagem comportamental, com foco na gestão por competências; Identificar as diversas aplicações para a Avaliação de Desempenho; Receber e fornecer feedbacks positivos e construtivos; Conceber instrumentos de avaliação de desempenho; Definir as etapas para a operacionalização do desempenho.

Aspectos importantes

Trabalhar a aderência estratégica; o colaborador alinhado ao Planejamento Estratégico, buscando alternativas para obter os resultados das metas acordadas.    Definir áreas de resultado, orientadas para agregar valor aos clientes, e à Organização; Definir metas de trabalho, desenvolver indicadores de resultado;    Identificar e avaliar competências, habilidades e comportamentos que sustentarão uma organização motivada, inovadora, com novos aprendizados e efetividade na comunicação da Instituição.

Programa

  1. A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
  • Conceito
  • Finalidades
  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR HABILIDADE COM FOCO EM COMPETÊNCIAS
  • Regras básicas
  • O que é competência?
  • Comportamento: a leitura do comportamento como diferencial na avaliação.
  1. ESTUDO PRÁTICO DAS PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
  • Considerações importantes sobre o estudo das perspectivas;
  • A análise de cada perspectiva na composição do coeficiente de desempenho do colaborador.
  • A perspectiva técnica
  • A perspectiva comportamental
  • A perspectiva de resultados
  • A perspectiva da complexidade
  • Perspectivas especiais
  1. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: TEORIA E PRÁTICA
  • Extração das competências técnicas e comportamentais dos indicadores;
  • Trabalhando com famílias de competências;
  • Mensuração de Competências para o cargo;
  • Mensuração de competências para o ocupante do cargo;
  • Como identificar o grau necessário da competência para o cargo;
  • Como mensurar a presença ou ausência de competência no repertório comportamental do avaliado.
  1. ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR        HABILIDADE E COMPETÊNCIA
  • Definição dos objetivos da avaliação;
  • Determinação das responsabilidades no processo de avaliação;
  1. O PROCESSO MATEMÁTICO.
  • Como conduzir;
  • Negociando o acompanhamento;
  • Avaliadores e Avaliados;
  • o acordo de desempenho;
  • Banco de talentos (BDT)

Metodologia: Dinâmicas de grupo, laboratório de habilidades, exercícios, debates, estudo de casos e aulas expositivas.

Investimento

R$ 2.999,00 (Apostila, pasta GT, caneta, bloco para anotações, almoço, coffee-break e certificado)

Local /Data: Parauapebas-PA – Mardan Hotel – 21 a 23/06/22

Horário: 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00

Carga horária: 24 horas/aula

 

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento.

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3256-2103 / (98) 98881 7127

Dados bancários: Banco do Brasil: Ag 1611-X – C/C 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

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