COMPRAS, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E GESTÃO PATRIMONIAL NO SETOR PÚBLICO

Instrutor

Renato Dias Fraga – mais de 30 anos de experiência profissional em Organizações Públicas e Privadas. Atuou como chefe da Seção de Almoxarifado, Diretor da Divisão de Material, Diretor do Departamento de Administração e Pró-Reitor de Administração (caráter substituto) da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Possui especialização em Gestão de Estoques pela FGV e Pós-graduado em Administração Estratégica pela UFES. Foi Consultor da Secretaria de Ensino Superior do MEC/Brasília no desenvolvimento do SAM – Sistema de Administração de Material para as Instituições Federais de Ensino Superior. Já capacitou mais de 1.500 profissionais das áreas de materiais, compras e almoxarifado do setor público. Também atuou como consultor junto a empresas privadas. 

PARTE 1: COMPRAS E ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NO SETOR PÚBLICO 

Objetivo

Proporcionar ao servidor e gestor uma visão completa das estruturas,  processos e resultados que orientam a eficiente gestão de compras e de materiais das instituições públicas. 

Público Alvo: servidores que atuam nas atividades de compras, planejamento de materiais,  almoxarifado, controle interno e outros que atuam direta ou indiretamente com o tema. 

Programa 

Planejamento de Materiais 

  • O Planejamento Anual de Contratações – PAC
  • Alinhamento dos gastos com a proposta orçamentária
  • Aderência das aquisições ao planejamento da Instituição

 Compras no Setor Público 

  • Priorizando o cliente e não a burocracia;
  • Por que compramos mal?
  • As questões custo x tempo x qualidade;
  • Legislação: possibilidades e impedimentos;
  • Fornecedores: parceiros ouinimigos?; 
  • Compradores: conhecimento técnico x conhecimento legal.

 Questões Relevantes de Compras 

  • A quem cabe definir a qualidade das especificações;
  • Classificação de Materiais: a importância da padronização;
  • Possibilidades técnicas e legais de se adquirir produtos de qualidade.
  • A qualidade do pedido x Termo de referência;
  • A qualidade do mercado e dos fornecedores;
  • A definição do preço de referência;
  • Análise das condições de aquisição dos editais;
  • Compras por dispensa: cuidados, soluções e legalidade;
  • Pregão x Sistema de Registro de Preços: eficiência das compras públicas.
  • A quem cabe definir a qualidade das especificações;
  • Classificação de Materiais: a importância da padronização;
  • Possibilidades técnicas e legais de se adquirir produtos de qualidade.

 Questões de Pós Compras 

  • A quem cabe o acompanhamento de fornecimento?
  • Mudança de marca ou de produto?
  • Prorrogação de prazo de entrega;
  • Aplicação de penalidades;
  • Controle de ata de SRP
  • Informações ao cliente. 

 A Visão que se tem de Almoxarifado no Setor Público 

  • Almoxarifado: local ou função?
  • A influência de compras sobre o almoxarifado.
  • O perfil do profissional de Almoxarifado 

 Os Controles de Almoxarifado 

  • Registros contábeis de entradas e saídas.
  • Critérios de fornecimento de material.
  • Prestação de contas – Contábil (RMA) e gerencial.
  • Inventários: anual, periódicos e permanente. 

 Gestão de Estoques 

  • Almoxarifado ou depósito: o que temos?
  • A Importância dos estoques na gestão de materiais.
  • Formação de estoque: por demanda, importância e valor.
  • Baixa de estoque: critérios e modelos de atendimento.
  • Saneamento dos estoques: revisões, ajustes, alienação.
  • Ressuprimento de estoque: técnicas de previsão.
  • A eficiência do Sistema de Registro de Preços na gestão de estoque.

 Atividade de Recebimento 

  • Documentos e informações necessárias.
  • Questões físicas: espaço, equipamentos, ferramentas, etc.
  • A importância da padronização dos procedimentos.
  • Conferências e inspeções: tipos e técnicas.
  • Tipos de recebimentos (base legal e técnica).

 Atividade de Armazenamento 

  • O layout do almoxarifado.
  • Planejamento de estocagem.
  • Arrumação de estoque.
  • Conservação dos materiais.
  • Endereçamento de estocagem.
  • Equipamentos de estocagem.

 Atividade de Distribuição 

  • Separação de pedidos.
  • Planejamento de entrega.
  • Proteção e acondicionamento dos materiais.
  • Cuidados no transporte.
  • Conferência com o cliente: incorreções, faltas e sobras.

Metodologia: Aulas expositivas on line, com estudos de casos e utilização de recursos em Power Point. 

Parte 2: GESTÃO PATRIMONIAL PÚBLICA 

Instrutor

Paulo Rosso – Consultor do Banco Mundial na área de Catalogação e Padronização de materiais de consumo e permanente. Professor/Tutor da Escola Superior do MPU. Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Gestor patrimonial do PJF/JT/TRT21 por 19 anos e servidor do QPP desde 1993. Administrador, conta com mais de 35 anos de experiência profissional na administração privada e pública. É graduado pela UFRN. Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da 21ª Região/Universidade Potiguar. Avaliador de Qualidade do PQSP, Perito Judicial, Consultor, Palestrante. Como instrutor, quer por intermédio de empresas especializadas, quer por contratação direta, já ministrou cursos para Universidades Federais, Ministério Público Federal, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário estaduais, Escolas da Magistratura, Academias de Polícia Civil e Militar, Institutos Federais de Educação, Escolas de Governos, Ministério Público estaduais, dentre outros. 

Apresentação

Atualmente observa-se uma grande busca de técnicas e de conhecimentos voltados à gestão de patrimonial, pois as instituições, tanto públicas quanto privadas, necessitam de procedimentos científicos que venham a lhes proporcionar formas mais seguras e econômicas de fazerem seus investimentos em bens e gerir seu ativo, tudo à luz da legislação atualizada. 

Objetivo

Capacitar servidores e funcionários que atuam na área patrimonial ou que estejam direta ou indiretamente ligados a ela, no tocante às atividades básicas do gerenciamento dos bens das organizações governamentais, tanto na administração direta como na indireta, no âmbito Federal, Estadual e Municipal. 

Público Alvo

Servidores de órgãos da administração pública, que atuam na área de patrimônio ou em atividades ligadas à mesma, tais como: contabilidade, auditoria, almoxarifado, tecnologia da informação e usuários dos bens da instituição. 

Conteúdo Programático 

  • Conceitos e definições; Procedimentos básicos de Administração Patrimonial 
  • Enfoque logístico 
  • Materiais de consumo x equipamentos e materiais permanentes/ Parâmetros excludentes 
  • A função Patrimônio dentro das organizações 
  • Áreas básicas e funcionais 
  • Atividades específicas da Administração Patrimonial 
  • Bens móveis, imóveis e semoventes; 
  • Cadastramento, emplaquetamento, responsabilidades, transferências, movimentação, recolhimento, redistribuição, inventários físicos, alienações e baixa de bens 
  • RFID, Código de barras para o controle patrimonial e o sistema tradicional 
  • Depreciações, Amortizações e Exaustões 
  • Auditoria Patrimonial 
  • Noções sobre Segurança Patrimonial 
  • SIADS – normatização, aplicações e obrigatoriedade 
  • Indicadores gerenciais de Patrimônio; 
  • Orientação para a elaboração de “Manual de Procedimentos Patrimoniais” (Modelos). 

Investimento

R$ 1.999,00,00 (material e certificado on-line) 

Local/Data:  Online e ao vivo com utilização da plataforma Teams da Microsoft (computador com câmera e microfone para interagir)  

Carga horária: 40h

Parte 1: 26 a 30/04/21 - RENATO FRAGA - 14:00h às 18:00h/CH: 20 h
Parte 2: 03 a 07/05/21 – PAULO ROSSO -  14:00h às 18:00h  / CH: 20 h 

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento 

CNPJ: 10613756/0001-60 – (98) 3256 2103 / (98) 8881 7127 

Banco do Brasil – AG 1611-X – C/C 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF – www.gestaotreinamento.com.br

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

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