FOLHA DE PAGAMENTO no SIAFI Teoria e Prática

Instrutor

Bruno Henrique Nunes Pedrozo – Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT 10ª desde abril de 2014. Chefe do Núcleo de Contabilidade Analítica – NUCAN. Contador Responsável pelo TRT10. Analista em Ciência e Tecnologia de julho de 2010 a março de 2014, onde foi Chefe de Divisão de Análise Contábil – DIAC, bem como substituto eventual do contador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi Analista Administrativo do Ministério da Integração Nacional no período de setembro de 2009 a julho de 2010, atuando na Setorial de Contabilidade. Também foi servidor do Ministério da Educação no período de setembro de 2005 a s etembro de 2009, onde ocupou o cargo de Agente Administrativo, desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira. Ministrou treinamentos de Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Siafi Operacional Básico, Siafi Gerencial Web, Novo Cpr, Tesouro Gerencial e Execução Orçamentária, Financeira, Contábil e Consultas no SIAFI, Folha de Pagamento no SIAFI em diversos órgãos e empresas contratantes.

Objetivo

O curso tem como objetivo promover aos participantes a operacionalização da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA FOLHA DE PESSOAL NO NOVO SIAFI (NOVO CPR). No curso serão utilizados exercícios práticos aplicados diretamente no Novo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI (Novo CPR), com a demonstração da melhor forma de preenchimento das diversas telas do documento, evidenciando ainda a extração de informações para programação financeira.

Público alvo

Destina-se a atender, prioritariamente, os executores da folha de pessoal no NOVO SIAFI e os técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira, bem como o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do NOVO SIAFI.

Metodologia

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos temas relacionados, com aulas expositivas, apresentação de slides baseados na apostila e aulas práticas, com acesso direto no NOVO SIAFI, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos.

Conteúdo Programático

Módulo I: Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha, apresentação dos Tipos de Documentos, CPR básico, Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento, Principais Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento e Tópicos sobre DDP.

Módulo II: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Despesas (ABA DE PRINCIPAL COM ORÇAMENTO; ABA DE PRINCIPAL SEM ORÇAMENTO; ABA DE DESPESA A ANULAR), Desconto (ABA DE DEDUÇÃO), Pagamento (ABA DE DADOS DE PAGAMENTO). Apresentar a Necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista de Credores. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação Financeira e Efetuar o pagamento.

Módulo III: Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias 1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC-Crédito, OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK-Cambio, OBR-Reserva, OBF-Folha, OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial). Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 5. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBCCrédito. 6. Atualização da rotina de OB (alteração de rotina em 2017 e em 2019). 8 Exercícios de Fixação.

Módulo IV: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (ABA DE ENCARGO), Compensações (ABA DE COMPENSAÇÃO), Créditos (ABA DE CRÉDITOS).

Módulo V: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de  Outros Lançamentos (ABA DE OUTROS LANÇAMENTOS), inclusive 13º salários e Férias sobre a nova sistemática implantada em 2018. Demonstrar como reclassificar as despesas executadas na Folha e como estornar os valores Recebidos relativos a pessoal – Documento “DD” e Demonstrar as Ferramentas como regularizar Ordens bancárias canceladas, Documento de “DT” e “DB”.

Requisitos: Ter curso superior ou exercício profissional na área de pessoal, recursos humanos, contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de Siafi

Recomenda-se: computador com acesso à internet e o aplicativo Microsoft Teams devidamente instalado; computador deverá ser configurados antecipadamente para que possa executar o SIAFI Operacional (Tela Preta) e SIAFI WEB

Investimento

R$ 1.599,00 (Material didático e certificado on-line)

Local/Data:  03 a 07/05/21 – Plataforma Microsoft Teams (100% online/ao vivo)

Horário: 08:30h às 12:30h

Carga horária: 20h

 

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3256 2103/ (98) 98881 7127

Banco BB – Ag: 1611-X – C/C 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

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