50 EQUÍVOCOS NA GESTÃO DO ALMOXARIFADO, MATERIAL E PATRIMÔNIO PÚBLICO: COMO EVITAR E SANAR

50 EQUÍVOCOS NA GESTÃO DO ALMOXARIFADO, MATERIAL E PATRIMÔNIO PÚBLICO: COMO EVITAR E SANAR

Instrutor

PAULO ROSSO – Consultor do Banco Mundial na área de Catalogação e Padronização de materiais de consumo e permanente. Professor/Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União. Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Instrutor da École Nationale D’Administracion – ENABrasil. Gestor patrimonial do PJF/JT/TRT21 por 19 anos e servidor do QPP desde 1993. Administrador, conta com mais de 34 anos de experiência profissional na administração privada e pública. É graduado pela UFRN. Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da Vigésima Primeira Região/Universidade Potiguar.  Avaliador de Qualidade do Programa de Qualidade no Serviço Público, Perito Judicial, Consultor, Palestrante.

Apresentação

A gestão pública moderna impõe a utilização de novas práticas e o fiel cumprimento das normas aplicáveis ao setor. O amadorismo, falta de capacitação e hábito de repetir equivocamente tarefas obsoletas fomentam vícios de gestão, que são contrários aos princípios que norteiam a administração pública.

Objetivo

Visão integrada de almoxarifado e patrimônio, propiciando a compreensão das classificações orçamentárias, as diferenciações das características intrínsecas ao patrimônio, respectivos controles de gerenciais envolvendo seu ciclo de vida, e a evidenciação dos vícios e erros mais comuns e as devidas técnicas para evitar e sanar os mesmos.

Público Alvo

Servidores que atuam, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento, além de Ordenadores de despesa, profissionais do Controle Interno e Externo dos poderes nas esferas Federal, Estadual e Municipal, além dos escritórios de contabilidade que apoiam às municipalidades.

Conteúdo Programático

  1. Administração dinâmica e de alto desempenho
  2. Importância do Almoxarifado e Patrimônio dentro da estrutura pública.
  3. Diferenciação entre Capital, Patrimônio e Bem
  4. Despesa pública, seus conceitos, classificações, fases e equívocos mais comuns envolvendo natureza de despesa
  5. TCU e as classificações duvidosas
  6. Critérios de classificação de materiais
  7. Material com conceitos, critérios de excludências, gerenciamento dos cadastros, Identificação, regras de caracterização, catalogação e padronização
  8. Aquisição, quantitativos de estoque e saneamento, competências e formas de recebimentos, armazenagem, procedimentos operacionais
  9. Movimentação e as nuances de carga/descarga, incorporações orçamentárias e extra-orçamentárias, relatórios gerenciais
  10. Renúncia de propriedade através de baixas patrimoniais, alienação, abandono e inutilização, desfazimento
  11. Bens de terceiros mediante empréstimos, cessão, comodato, permissão de uso.
  12. Inventário físico-financeiro com suas regras e o Princípio da Segregação da Função
  13. Internacionalização das normas contábeis, Macrofunções SIAFI e o MCASP
  14. Depreciação de bens tangíveis e amortização de intangíveis
  15. Reavaliação, redução a valor recuperável com suas nuances e periodicidades
  16. Perguntas e respostas mais comuns no campo da despesa de materiais
  17. Legislação

Investimento

R$ 2.799,00  (Material didático e de apoio, coffee-break, almoço e certificado)

Local / Data: Curitiba-PR –  Bristol Centro Cívico Hotel – 16 e 17/12/19

Carga Horária: 16h (08:00 as 12:00h / 14:00 as 18:00h)

______________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3256 2103/ (98) 98881 7127

Banco BB – Ag: 1611-X – C/C 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF

Atenção: 1. A Gestão Treinamento se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 3 dias úteis antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento, via e-mail e/ou telefone.  2. Caso o participante tenha efetuado seu pagamento, a Gestão Treinamento será responsável por restituir integralmente o valor ou, ficará o crédito para realizar o curso em turma futura se assim desejar; 3. O valor dos cursos contratados refere-se única e exclusivamente aos itens descritos no valor da inscrição, não estando inclusos quaisquer outros custos paralelos (reservas de hotéis, tarifas aéreas, translados e outras correlatas)

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Inscrição