FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PARA O NOVO PERFIL DA GESTÃO PÚBLICA “FOCO EM RESULTADOS”

FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS PARA O NOVO PERFIL DA GESTÃO PÚBLICA “FOCO EM RESULTADOS”

Instrutora

Sônia Cerqueira. Psicóloga, administradora e Advogada, especializada em Recursos Humanos e Planejamento Estratégico e pós-graduada em Psicologia; Consultora e Instrutora com mais de 30 anos de experiência em nível nacional para empresas públicas e privadas; Foi professora da ESAFI Escola Fazendária e Fundação Getúlio Vargas; Realizou inúmeros trabalhos em empresas como: PETROBRÁS, PETROQUISA, CVRD, INSS, Prefeituras Municipais, ECTs, TELEPAR, FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, Universidades Federais, TREs, TRTs, Tribunais de Contas, TRF 2ª região, Senado Federal, Ministério da Fazenda, Tribunais de Justiça. Autora dos livros: “Técnicas de Entrevista no Inquérito Administrativo – 8ª ed.”, ” Gerência de Projetos na  Administração Pública”- Em fase de publicação”.

Aspectos Importantes

As mudanças introduzidas na Administração Pública, nas duas últimas décadas,  exige qualidade da gestão, dos gerentes  públicos e uma gestão profissional  para a melhoria dos resultados alcançados pelo setor público. O momento requer a construção do modelo de gestor público estratégico. Apresenta as características e tendências atuais da gerência e as melhores práticas no setor público.

Objetivos

Questões para o desenvolvimento gerencial do serviço público; Desenvolver  habilidades e atitudes que viabilizem o trabalho participativo; A  Gestão de Desempenho; Construção do modelo de capacitação do gestor público estratégico; Formar uma maior correlação servidor com o desenvolvimento da Organização Pública; Aumentar a objetividade pessoal no comportamento do trabalho; O sistema consiste na liberação da criatividade, nos vários níveis da ORGANIZAÇÃO PÚBLICA, e na estimulação da mesma; Desenvolver habilidades e atitudes que viabilizem o trabalho participativo; Fixar metas a serem atingidas na Organização Pública; Desenvolvê-los de acordo com as tendências recentes; Ressaltar a importância da gerência através de indicadores de desempenho com  vistas à Gestão do resultado.

Programa

1.O SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO

  • A Organização Pública, sua cultura organizacional, política, estrutura, objetivos e o estilo da gerência (diagnose);
  • Visão organizacional, criatividade, objetividade pessoal;
  • Importância da Gestão do Desempenho, como base para o desenvolvimento individual e da equipe;
  • Plano de sustentação que contribua à fixação da estratégia integrada desejada.
  • Como identificar fatores que Influenciam o gerenciamento de pessoas;
  • O desenvolvimento de gerentes e dirigentes públicos requer conteúdos e metodologias específicas;
  • O alinhamento das instituições de capacitação às políticas de governo;
  • Resumo da diferenciação de papéis e processo de planejamento;

2.PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIDERANÇA E GOVERNANÇA

  • O papel e responsabilidades do líder e da equipe dentro do novo modelo   de  visão  da  Administração Pública;
  • O processo sistêmico de organização; sua estrutura integrada ideal;
  • Uma reflexão sobre a contribuição individual e comprometimento para o desenvolvimento da organização;
  • A importância do processo de comunicação no relacionamento interpessoal;
  • Parcerias e trabalho em equipe;
  • Como entender e administrar conflitos na equipe;
  • Os diferentes tipos de conflitos ;

3.RELAÇÕES PÚBLICAS E PROGRAMAS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

  • A busca da excelência no atendimento ao público interno e externo;
  • Quem é o nosso cliente? interno e externo
  • Apoio à reforma do serviço público;
  • A criação de organizações de aprendizagem (Learning Organizations);
  • Uso efetivo da tecnologia da informação;
  • As destrezas de negociação;
  • O destrezas para lidar com a mídia de massa ;
  • A arte de entrevistar e o coaching;
  • A arte do aconselhamento;

4.GERÊNCIA E MELHORIA DA PRODUTIVIDADE

  • Visão do futuro e senso de oportunidades;
  • Responsabilidade Coletiva;
  • Foco em tarefas essenciais;
  • Reforço da autonomia e responsabilidade dos servidores públicos;
  • Redução e simplificação de regras;
  • Como colocar o usuário de serviços públicos em primeiro lugar;
  • Introdução do governo self service;
  • Estímulo da inovação e conhecimento gerencial;
  • Garantia de transparência e accountability;
  • Estabelecendo um plano de ação pessoal para atender às expectativas da “Organização Pública”.
  • Importância dos indicadores de desempenho e sistemas de informação;

5.ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO DO EXECUTIVO

  • Armadilhas do tempo;
  • Fatores de desperdício do tempo;
  • Escolha da área para início do esforço de otimização do tempo;
  • Qualidade total no uso do tempo;
  • Diretrizes para uso efetivo do tempo;
  • Identificação dos desperdiçadores de tempo;
  • Gerenciamento adequado do tempo;

6.TÉCNICA DE REUNIÃO

  • Importância da reunião;
  • A memória do grupo;
  • O Registrador;
  • O facilitador;
  • Tipos de Reunião;
  • Participantes e suas características;
  • Elaboração e frequência na realização da reunião;
  • Limite do nº de participantes em função do tipo de reunião;
  • Estabelecimento de padrões para a arrumação da sala, forma, espaço, temperatura, iluminação, ruídos…
  • Troca de experiências – Conclusões.

Investimento

R$ 2.699,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, marca-texto, bloco, caneta, coffee-break, certificado)

Local/Data: Rio Branco-AC – Local a definir – 11 a 13/11/19

Horários: 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h

CH: 24 horas

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MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento

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