NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE TÉCNICAS DO SETOR PÚBLICO – NBC TSP

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE TÉCNICAS DO SETOR PÚBLICO – NBC TSP

Instrutor

Francisco Glauber Lima Mota: – Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília – UnB. – Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC. – Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. – Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB). – Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG. – Contador da Câmara dos Deputados. – Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. – Consultor de empresas de informática para a área de contabilidade pública. – Parecerista d a Revista Catarinense da Ciência Contábil, editada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. – Autor (e coautor) dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Suplemento; Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais; Fundamentos da Redução ao Valor Recuperável dos Ativos – Teoria e Prática e Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal. – Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais. – Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal. – Ex-membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.- Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal – ACICO NDF. – Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF. Objetivo Geral do Curso: Capacitar profissionais da área contábil do Sebrae a realizarem análises técnicas de situações concretas cotidianas que envolvam transações de natureza patrimonial, orçamentária e financeira, por intermédio das orientações e procedimentos constantes das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP) editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Objetivos Específicos

– Apresentar e discutir teoricamente os aspectos principais das NBC TSP elencadas no conteúdo programático; e – Analisar situações e casos concretos para emprego de orientações e procedimentos previstos nas NBC TSP elencadas no conteúdo programático.

Público Alvo

Destinado aos profissionais que atuam na área contábil e àqueles que usam direta ou indiretamente as informações geradas pela contabilidade, no seu processo decisório diário, incluindo profissionais do controle interno e externo, visando prepará-los ao melhor desempenho das suas funções.

Metodologia: – Aulas expositivas com auxílio de Power Point e outras ferramentas de informática – Exercícios teóricos e práticos gerais e específicos sobre assuntos relacionados às normas.

Conteúdo Programático

– NBC TSP 00 – Estrutura Conceitual (Objetivos e usuários da informação contábil de propósito geral, características qualitativas, elementos das demonstrações contábeis, reconhecimento e mensuração de ativos e passivos nas demonstrações contábeis, apresentação de informação no RCPG)

– NBC TSP 01 – Receita de Transação sem Contraprestação (Definições, reconhecimento e mensuração do ativo e da receita proveniente de transação sem contraprestação, obrigação presente reconhecida como passivo, tributo, transferência)

– NBC TSP 02 – Receita de Transação com Contraprestação (Mensuração da receita, identificação da transação, prestação de serviços, venda de bens, juros, royalties e dividendos)

– NBC TSP 03 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (Definições, reconhecimento, mensuração, reembolso, mudança na provisão, uso da provisão, aplicação de regras de reconhecimento e mensuração)

– NBC TSP 04 – Estoques (Definições, custos de estoques, critérios de mensuração, reconhecimento no resultado)

–  NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado (Definições, reconhecimento, mensuração, modelo de custo e modelo de reavaliação, depreciação, desreconhecimento)

– NBC TSP 08 – Ativo Intangível (Definições, aquisição separada, gastos de pesquisa e de desenvolvimento, ativo intangível gerado internamente, reconhecimento como despesa, ativo intangível com vida útil indefinida, baixa e alienação)

– NBC TSP 09 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Não Gerador de Caixa (Definições, identificação e mensuração do valor recuperável de serviço, valor justo líquido de despesas de venda, valor em uso, abordagens de custo e de unidades de serviço, reconhecimento e mensuração da perda, reversão da perda e reclassificação de ativos)

– NBC TSP 10 – Redução ao Valor Recuperável de Ativo Gerador de Caixa (Definições, identificação e mensuração do valor recuperável, valor justo líquido de despesas de venda, valor em uso, bases para estimativas de fluxos de caixa futuros, taxa de desconto, reconhecimento e mensuração da perda, unidade geradora de caixa, reversão da perda e reclassificação de ativos)

– NBC TSP 11 – Apresentação das Demonstrações Contábeis (Definições, finalidade e responsabilidade pelas demonstrações contábeis e seus componentes, condições gerais, estrutura e conteúdo do balanço patrimonial e das demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa e suas notas explicativas)

 – NBC TSP 12 – Demonstração dos Fluxos de Caixa (Definições, apresentação de fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento, fluxo de caixa em base líquida, juros e dividendos, tributos sobre o resultado, transações que não envolvem caixa e equivalentes de caixa e seus componentes)

– NBC TSP 13 – Apresentação de Informação Orçamentária nas Demonstrações Contábeis (Definições, apresentação da comparação de valores orçados e realizados, notas explicativas e conciliação dos valores realizados em base comparável com os das demonstrações contábeis)

Investimento

R$ 3.199,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Aspectos Patrimoniais: Identificação, Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação, de autoria do instrutor, marca-texto, bloco, caneta, almoço, coffee-break, almoço e certificado)

Local/Data: Curitiba-PR – Local a definir – 07 a 09/09/19

São Paulo-SP – Local a definir – 11 a 13/09/19

Horário: 08h às 12h 14h às 18h/08:h às 12h (último dia)

Carga Horária: 20 h

_________________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3083 0535 / (98) 98881 7127

Banco do Brasil: Ag 1611-X – CC 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Inscrição