Elaboração do plano de capacitação por competências e gerenciamento de projetos de treinamento

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Elaboração do plano de capacitação por competências e gerenciamento de projetos de treinamento

Instrutora

Sônia Cerqueira. Psicóloga, administradora e Advogada, especializada em Recursos Humanos e Planejamento Estratégico e pós-graduada em Psicologia; Consultora e Instrutora com mais de 30 anos de experiência em nível nacional para empresas públicas e privadas; Foi professora da ESAFI Escola Fazendária e Fundação Getúlio Vargas; Realizou inúmeros trabalhos em empresas como: PETROBRÁS, PETROQUISA, CVRD, INSS, Prefeituras Municipais, ECTs, TELEPAR, FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, Universidades Federais, TREs, TRTs, Tribunais de Contas, TRF 2ª região, Senado Federal, Ministério da Fazenda,  Tribunais de Justiça. Autora dos livros: “Técnicas de Entrevista no Inquérito Administ rativo”, “Administração Pública e Reforma do Estado”.

Público alvo

Gerentes e profissionais de todas as áreas, principalmente Gestão de Pessoas/ Capacitação e Desenvolvimento, interessados em sistematizar o processo de identificação de necessidades de treinamento, fazendo o processo administrativo se solidificar com a integração das cinco funções administrativas (planejamento, organização, direção, coordenação e controle).

Objetivo

Apresentar características consideradas fundamentais para a elaboração de um Plano de Capacitação e sua execução, assim como despertar o gestor para a necessidade de atualizar-se, uma vez que novas descobertas ocorrem em um menor espaço de tempo; Identificar as funções de planejamento voltadas para  projetos, incluindo o Sistema de Informações; Despertar a compreensão de que administrar projetos exige técnicas e habilidades gerenciais específicas; Apresentar a Avaliação de Desempenho como ferramenta de controle do processo; Mostrar a importância da mensuração da Relação Custo-Benefício “RCB” e do Retorno sobre o Investimento“ROI&rdquo ;.

Metodologia

Exposição dialogada com apoio de gerador eletrônico de imagem. Estudo de casos, baseados em situações reais, comuns  à Organização. Elaboração de um “Projeto”.

Conteúdo programático

Visão Sistêmica

Diferenças entre Treinamento e Desenvolvimento;

Processo de Aprendizagem de adultos (Andragogia);

T&D – transformando potencial em desempenho;

Tipos e etapas de Treinamento;

Taxionomia de eventos (o que é curso, palestra, seminário,congresso etc.);

Entendendo os tipos de treinamento e objetivos : Integração.

Diretrizes para o treinamento

Treinamento: um processo em quatro estágios;

Definição das necessidades de treinamento;

Visão do Futuro e senso de oportunidades;

Responsabilidade Coletiva;

O novo ambiente de projetos.

O que é um plano de capacitação por competências

Metodologia capaz de articular os componentes necessários à capacitação;

Especificidade do conhecimento;

As famílias de competências;

Qualificando o colaborador para as competências necessárias para a função.

Bases para um plano de capacitação

Plano de capacitação deve ser baseado em competências;

As competências em três tipos: as técnicas, as estratégicas e as comportamentais;

Elaborando um Plano de Capacitação;

Conhecendo como funciona a estrutura da organização ou da área a ser analisada;

Analisando o mapeamento das competências e entender os processos intrínsecos à sua atividade.

Coleta de informações de campo

As entrevistas:

Perguntas abertas;

Perguntas dirigidas;

Perguntas não dirigidas;

Roteiros semi-estruturados.

Análise dos dados:

Coleta de informações, efetuada através das entrevistas;

Levantamento da demanda de treinamento;

Análise quantitativa, cruzamento das avaliações dos questionários dos gerentes, pelas entrevistas;

Identificação dos “gaps”.

Abordagem  de sistemas em projetos

Representação de um sistema realimentado;

Análise Organizacional;

Os componentes do projeto;

Projeto como execução x projeto como plano;

Tipos de projetos;

Hierarquia de projetos;

Fases do projeto;

Implicações gerenciais;

Estruturas organizacionais básicas;

Comportamento desejado x comportamento real;

Desafiando os paradigmas de sua organização.

Gerência de projetos em staff ou estrutura

Organização do projeto;

Organização matricial;

Cronogramas;

Elaboração da Programação;

Negociação com a gerência.

Orçamentação

Composição com todos os custos;

Alocação dos recursos financeiros às atividades previstas Horas técnicas:

– Viagens;

– Diárias;

– Materiais;

– Outros serviços.

Avaliação do treinamento

Conceito;

Etapas do planejamento;

Abrangência da avaliação sistemática de treinamento;

O papel do coordenador da avaliação sistemática de treinamento;

Procedimentos:

Antes do Treinamento;

Durante o Treinamento;

Ao Final do Treinamento;

Após o Treinamento.

Investimento

R$ 2.799,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, marca-texto, bloco, caneta, almoço, coffee-break e certificado)

Local/Data: Bristol Centro Cívico – Curitiba-PR – 20 e 21/11/18

CH: 16 h / Horário: 08h as 12h 14h as 18h

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3083 0535 / (98) 98881 7127

Estamos cadastrados no SICAF

www.gestaotreinamento.com.br

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Ficha de Inscrição