Do protocolo ao arquivo na administração pública – trabalhar, organizar e eliminar a documentação dos setores ao serviço geral

Exibir tudol

Do protocolo ao arquivo na administração pública – trabalhar, organizar e eliminar a documentação dos setores ao serviço geral

Instrutora

MARIA FERNANDA VIEIRA AGUIAR – Consultora administrativa e de recursos humanos – – Bacharel em Direito com especialização em Direito e Processo Civil, Pós-graduanda em Direito Constitucional e Administrativo e MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades; Educadora Ambiental; Professora, Palestrante e Consultora em Administração Pública Municipal, Estadual, Federal e Militar em várias cidades brasileiras com predominância nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul; Atuou como Servidora na Administração Pública por mais de duas décadas; presta serviços nas áreas de Administração, Urbanismo e Jurídico, elaborando e assessorando Reformas Administrativas, projetos de Legislações e Corregedorias, elaboração da Tabela de Temporalidade, bem como todos os assuntos envolvendo a área administrativa, com ênfase em Procedimentos Disciplinares, Gestão de Pessoas, Setor de Protocolo e Arquivo, Acompanhamentos de Sindicâncias e Processos Administrativos, Implantação de Avaliação de Desempenho tanto do Servidor em Estágio Probatório quanto do Servidor Estável; Em 2010 foi homenageada com o Prêmio Gente & Idéias promovido pelo Jornal O Norte de Minas, por sua competência e profissionalismo; Autora de artigos publicados em jornais e internet; Lançará em breve os livros “Curso completo de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar” e “Perguntas e respostas para Servidores Públicos”.

Apresentação

A Administração Pública enfrenta problemas no tratamento dispensado à informação e a documentação, ao que pode ou não ser divulgado. Essa dificuldade precisa ser sanada,  vindo a facilitar o trabalho e garantindo assim, a segurança jurídica aos atos praticados pelos representantes do poder público. No presente treinamento observaremos as técnicas, procedimentos e cautelas, levando-se em consideração a burocracia que, em excesso, pode comprometer o encaminhamento, o armazenamento e a normatização dos documentos, seja no espaço físico ou na busca imediata desses documentos ou informações. O objetivo desse curso, é o de oferecer o maior número possível de informações acerca do gerenciamento da documentação, desde o seu recebimento até seu arquivamento final e possível eliminação.

Programa

DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

– Competência e obrigatoriedade

– Estrutura organizacional (Setor RH/ Protocolo/ Arquivo)

– Sigilo funcional

DO GERENCIAMENTO EFICAZ DO PROTOCOLO

– A importância do Protocolo Setorial

– Normas para a implantação do Protocolo Geral

– Necessidade de um protocolo organizado

– Análise da documentação e/ou informação apresentada

– Irregularidades

– Limitações e cautelas

– Medidas que antecedem o início formal dos trabalhos

– Como organizar

– Níveis de responsabilidade

– Distribuição/ Atribuições e competências do Protocolo

– Recebimento de documentos e processos

– Tipos de documentos e arquivos

– Documentos pessoais

– Registro, Protocolização e Autuação

– Prazos aplicáveis

DA NORMA DISCIPLINADORA DA TRAMITAÇÃO DOS DOCUMENTOS

DO CONTROLE NA TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS

– Protocolar/ autuar

– Juntada e desentranhamento

– Apensamento e desapensamento

– Incorporação

– Volumes e anexos

– Registros em livros e/ou fichas

– Controle informatizado

– Vista de documentos e/ou processos fora da repartição

DO GERENCIAMENTO EFICAZ DO ARQUIVO

– A importância do Arquivo Setorial

– Normas para a implantação do Arquivo Geral

– Necessidade de um arquivo organizado

DAS TÉCNICAS, NORMAS E CAUTELAS

– Local/ Higienização

– Tipos de arquivos

– Organização/ Métodos e Arranjos;

– Eliminação de documentos e processos

– Empréstimo de processos

– Desarquivamento e retomada de processos (normas)

DA ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL

– Métodos de arquivamento

– Planos de assuntos

– Material arquivístico

– Digitalização

– Gerenciamento eletrônico

DOS ERROS E VÍCIOS ENCONTRADOS NA GESTÃO DE DOCUMENTAÇÃO

DA TABELA DE TEMPORALIDADE (Ciclo de vida da documentação)

– Projeto de lei (o que definir?)

– Comissão Permanente (Composição/ Distribuição de trabalhos/ Reuniões/ Responsabilidades administrativa e criminal)

– Roteiro para elaboração da Tabela de Temporalidade

– Eliminação/ Organização/ Responsabilidades

DOS DEBATES

– Dificuldades e/ou problemas enfrentados no dia a dia dos respectivos setores

Investimento

R$ 2.799,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, marca-texto, bloco, caneta, almoço, coffee-break e certificado)

Local/Data: |Curitiba-PR – Bristol Centro Cívico Hotel – 22 e 23/10/18

CH: 16 h / Horário: 08h as 12h 14h as 18h

_______________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3083 0535 / (98) 98881 7127

Estamos cadastrados no SICAF

www.gestaotreinamento.com.b

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Ficha de Inscrição