Gestão do patrimônio público sob a ótica do MCASP 7ª (2017). Válido para união, estados, distrito federal e municípios

Exibir tudol

Gestão do patrimônio público sob a ótica do MCASP 7ª (2017). Válido para união, estados, distrito federal e municípios

Instrutor

Paulo Eduardo Rosso Nelson: Consultor do Banco Mundial na área de catalogação e padronização de materiais de consumo e permanente. Gestor Patrimonial do PJF/JT/TRT21, e servidor do QPP desde 1993, atuando há 18 anos como Gestor e Presidente de Comissões de trabalho na área. Professor colaborador de curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Professor/Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União. Administrador, conta com mais de 34 anos de experiência profissional na administração privada e pública. É graduado pela UFRN, Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da Vigésima Primeira Região/Universidade Potiguar. CPPP – Certificate Program in Public Procurement pelo Banco Mundial (cursando); Curso de Gestão Fiscal Responsável Na Administração Pública e Curso de Gestão de Pessoas na Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Avaliador de Qualidade do Programa de Qualidade no Serviço Público, Perito Judicial, Consultor, Palestrante. Como instrutor, quer por intermédio de empresas especializadas, quer por contratação direta, já ministrou cursos para Universidades Federais, Ministério Público Federal, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário estaduais, Escolas da Magistratura, Academias de Polícia Civil e Militar, Institutos Federais de Educação, Escolas de Governos, Ministério Público estaduais, dentre outros.

Público Alvo

Gestores e servidores que atuam, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento, além de Ordenadores de despesa, profissionais do Controle Interno e Externo.

Objetivo

Do amadorismo ao profissionalismo a gestão de materiais, com lastro nas ciências Administrativas e Contábeis, que vem proporcionar formas mais seguras e econômicas de fazer seus investimentos em bens e materiais, adequando-os às atuais políticas orçamentárias.

Programa

  1. Gestão patrimonial: da pré-história à modernidade. Do amadorismo ao profissional
  2. Conceitos e definições; procedimentos básicos de administração patrimonial;
  3. Despesa orçamentária: conceito, classificações, passo a passo para a classificação correta, dúvidas mais comuns na classificação da despesa.
  4. Materiais de consumo x equipamentos e materiais permanentes / parâmetros excludentes;
  5. Restos a pagar e despesas de exercícios anteriores.
  6. Cadastramento, emplaquetamento, responsabilidades, transferências, movimentação,recolhimento, redistribuição, inventários físicos, alienações e baixa de bens.
  7. Mensuração e avaliação de ativos: conceitos, investimentos permanentes, intangíveis,depreciação, exaustão e amortuização, reavaliação e redução a valor recuperável.
  8. Bens móveis e semoventes
  9. Bens imóveis
  10. Exercícios e normatização

Investimento

R$  2.799,00  (Material didático e de apoio, coffee-break, almoço e certificado)
Local/Data: Curitiba-PR – Bristol Centro Cívico Hotel – 22 a 24/10/18
Horário: 08:00 às 12:00h/14:00 às 18:00h (dias 22 e 23 e 08:00 às 12:00 dia 24)
Carga Horária: 20h

_______________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano
CNPJ: 10613756/0001-60
(98) 3083 0535/3256-2103(98) 98881 7127
Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Ficha de Inscrição