O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO, DO ASSESSOR E DO CHEFE DE GABINETE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO, DO ASSESSOR E DO CHEFE DE GABINETE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Instrutora

Sônia Cerqueira. Psicóloga, administradora e Advogada, especializada em Recursos Humanos e Planejamento Estratégico e pós-graduada em Psicologia; Consultora e Instrutora com mais de 30 anos de experiência em nível nacional para empresas públicas e privadas; Foi professora da ESAFI Escola Fazendária e Fundação Getúlio Vargas; Realizou inúmeros trabalhos em empresas como: PETROBRÁS, PETROQUISA, CVRD, INSS, Prefeituras Municipais, ECTs, TELEPAR, FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, Universidades Federais, TREs, TRTs, Tribunais de Contas, TRF 2ª região, Senado Federal, Ministério da Fazenda,  Tribunais de Justiça. Autora dos l ivros: “Técnicas de Entrevista no Inquérito Administrativo – 8ª ed.”, ” Gerência de Projetos na  Administração Pública”- Em fase de publicação “.

Público alvo

Destina-se a profissionais de secretariado, assessores e chefes de gabinete de Instituições Públicas,  visando a capacitá-los na busca da efetividade, visão de equipe, trato nas relações  interpessoais, principalmente  neste momento de rápidas mudanças sociais e tecnológicas.

Objetivos

• Oferecer ao participante instrumentos que gerem uma modificação permanente de valores e atitudes nos indivíduos e grupos da Organização; • Mostrar a importância do aprimoramento dos padrões de conduta; • Apresentar a necessidade da educação para todos na Organização, do CEO a qualquer colaborador; •            identificar a causa do conflito e que comportamentos adotar. Recurso vivencial; • Identificar os estilos de manejo preferidos, com análise crítica e sua adequação às diversas situações.

Programa

1.O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO, DO ASSESSOR E DO CHEFE DE GABINETE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

•Sua função;

•Semelhanças e diferenças;

•As possibilidades de carreira;

•Autodesenvolvimento;

•Influência na imagem da Organização;

•Perfil profissional;

2.EXERCENDO A INICIATIVA, ASSUMINDO RISCOS

•Preparando-se para trabalhar com pessoas com perfis diferentes;

•Entendendo que a qualidade final da missão da equipe vai depender da qualidade da interação;

3.ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO, DO ASSESSOR E DO CHEFE DE GABINETE NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

•Agendando compromissos e recebendo visitantes;

•Elegância  e qualidade no atendimento telefônico;

•Organização de reuniões e eventos;

•Administração do tempo do executivo;

•Nuances da secetarial e de assessoramento;

 4.PERSPECTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

•O verdadeiro conceito de política;

•A nova conjuntura organizacional da Administração Pública Brasileira;

•Dinamismo e proatividade;

•Profissionalismo acima de tudo;

•Um novo momento e  novas competências;

•O profissional de secretariado, líder de si mesmo;

•As novas exigências e oportunidades – o novo papel de assessoramento;

•Autogestão e marca profissional;

5.INSTRUMENTAL E  ASSERTIVIDADE NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

•Clínica Profissional – Coaching;

•Reuniões – supervisão logística – coordenação de eventos;

•Etiqueta profissional , protocolar e social;

•Apresentação pessoal;

•Vestuário  – postura  – imagem;

6.COMUNICAÇÃO  E  RELAÇÕES  INTERPESSOAIS

•Necessidades interpessoais básicas;

•Aferição de leis de integração grupal;

•Natureza da comunicação humana;

•Percepção interpessoal;

•Mecanismos de defesa do ego;

•Feedback;

•Comunicação formal  x  comunicação informal;

•Limitação da comunicação;

•Empatia (o que é, e como funciona);

•Código de ética do servidor;

•Auto avaliação  “confidencial “;

•Assédio sexual, moral;

•Noções de análise transacional;

•Atendimento a clientes /  atendimento e uso do telefone;

7.CONFLITOS

•Conceitos;

•O lado positivo dos conflitos;

•Visão tradicional e visão contemporânea do conflito;

•Mecanismos de equilíbrio nas Relações Humanas;

•As ações e reações das equipes;

•Relações hierárquicas;

•Sobrevivência  x  competitividade;

8.ESTRATÉGIAS E MANEJO DE CONFLITOS

•Estilos de manejo de conflito;

•Adequação às diversas situações;

•Mudança do significado dos conflitos frente às mudanças organizacionais;

•Os estilos de liderança e a administração de conflitos;

9.CAUSAS E NATUREZA DOS CONFLITOS

•Identificação da origem do conflito e de seu caráter sistêmico;

•O contexto organizacional;

•Identificação da natureza do conflito;

10.ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO PARA  EXECUTIVOS

•Fatores de desperdício do tempo;

•Planejamento da agenda;

•Relações humanas no trabalho;

•Técnicas secretariais para distribuição do tempo;

•Delegação como fator de otimização do tempo.

Investimento

R$  1.899,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, marca-texto, bloco, caneta, coffee-break e certificado)

Local/Data: Rio Branco-AC – Local a definir – 02 a 04/10/2019

Horário: 08h as 12h / 14h as 18h /CH: 24 h

__________________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento

CNPJ: 10613756/0001-60

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Estamos cadastrados no SICAF

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Atenção: 1. A Gestão Treinamento se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 3 dias úteis antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento, via e-mail e/ou telefone.  2. Caso o participante tenha efetuado seu pagamento, a Gestão Treinamento será responsável por restituir integralmente o valor ou, ficará o crédito para realizar o curso em turma futura se assim desejar; 3. O valor dos cursos contratados refere-se única e exclusivamente aos itens descritos no valor da inscrição, não estando inclusos quaisquer outros custos paralelos (reservas de hotéis, tarifas aéreas, traslados e outras despesas correlatas)

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

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