AUDITORIA GOVERNAMENTAL E CONTROLES INTERNO E EXTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AUDITORIA GOVERNAMENTAL E CONTROLES INTERNO E EXTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Instrutor

Marcelo Chaves Aragão. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2006, onde exerceu as funções de Assessor do Secretário-Geral de Controle Externo, coordenador do projeto Controle Externo do Mercosul e atualmente coordena as ações da Rede de Controle da Gestão Pública, incluindo a fiscalização sobre as ações da Copa do Mundo de Futebol 2014.
Exerceu o cargo de Analista de Finanças e Controle do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) durante 14 anos (1992 a 2006), tendo ocupado vários cargos de direção na Secretaria Federal de Controle Interno e na Controladoria-Geral da União, como coordenador-geral de planejamento, coordenador-geral de normas, secretário-adjunto, diretor e chefe da CGU em três estados da federação.

Objetivos

Controladores, auditores, servidores públicos que atuam diretamente com o controle interno ou com a auditoria, bem como secretários, diretores, gerentes, ordenadores de despesa, administradores, contadores, coordenadores, profissionais de controle externo e interno e também profissionais das demais áreas de execução financeira, orçamentária e patrimonial no âmbito governamental que tenham interesse sobre esse assunto..

Público Alvo

Controladores, auditores, servidores públicos que atuam diretamente com o controle interno ou com a auditoria, bem como secretários, diretores, gerentes, ordenadores de despesa, administradores, contadores, coordenadores, profissionais de controle externo e interno e também profissionais das demais áreas de execução financeira, orçamentária e patrimonial no âmbito governamental que tenham interesse sobre esse assunto.

Programa

1. Conceitos Fundamentais: Tipos e Formas de Auditoria. Auditoria de Processos de Contas. Auditoria Contábil. Auditoria Operacional.
2. Auditoria baseada em riscos: Conceito e metodologia. Aplicação prática.
3. Normas e Procedimentos de Auditoria: Planejamento e avaliação de riscos. Elaboração da Matriz de Planejamento. Execução da Auditoria. Técnicas e Procedimentos. Obtenção de evidência e papéis de trabalho. Matriz de Achados. Elaboração do Relatório de Auditoria.
4. Sistema de Controle interno dos Poderes e Auditoria Interna: IN CGU 3/2017 e normas específicas para a atuação da auditoria interna: PAAINT, controle de qualidade, monitoramento das recomendações e benefícios. Orientações do TCU e boas práticas.
5. Governança: Decreto 9.203/2017. Instrução Normativa MP CGU 01/2016. Referencial de Governança de Órgãos e Entidades do Setor Público publicado pelo TCU.
6. Controles Internos: Estrutura Integrada – COSO ICIF. Modelo de Três Linhas de Defesa. Gestão de riscos e controles internos nas aquisições públicas – RCA. Aplicação prática.
7. Gestão de riscos: COSO ERM, ISO 31000 e boas práticas. Metodologia do TCU de avaliação da maturidade da gestão de riscos de órgãos e entidades. Aplicação prática.

Metodologia: Exposição dialogada, com apoio em powerpoint e material didático; aplicação de exercícios com casos práticos de auditoria, avaliação de riscos e controles e de avaliação do grau de maturidade da gestão de riscos de uma entidade

Investimento

R$ 1.899,00,00 (incluso: apostila, pasta personalizada, marca-texto, bloco, caneta, coffee-break e certificado)
Local/Data: Rio Branco-AC – Local a definir – 02 a 04/10/19
Horário: 08:00h às 12:00h / 14:00h às 18:00h
Carga Horária: 24 h

______________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano
CNPJ: 10613756/0001-60
(98) 3256-2103 / (98) 98881 7127
Banco do Brasil: Ag 1611-X – CC 37406-7
Estamos cadastrados no SICAF

Atenção: 1. A Gestão Treinamento se reserva no direito de adiar ou cancelar seus cursos em até 3 dias úteis antes da data prevista, caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e formalizará o cancelamento, via e-mail e/ou telefone.  2. Caso o participante tenha efetuado seu pagamento, a Gestão Treinamento será responsável por restituir integralmente o valor ou, ficará o crédito para realizar o curso em turma futura se assim desejar; 3. O valor dos cursos contratados refere-se única e exclusivamente aos itens descritos no valor da inscrição, não estando inclusos quaisquer outros custos paralelos (reservas de hotéis, tarifas aéreas, translados e outras correlatas)

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Inscrição