GESTÃO DE MATERIAIS NA AP: PLANEJAMENTO, COMPRAS, ALMOXARIFADO E ESTOQUE DENTRO DAS MODERNAS TÉCNICAS E LEGISLAÇÃO VIGENTE

GESTÃO DE MATERIAIS NA AP: PLANEJAMENTO, COMPRAS, ALMOXARIFADO E ESTOQUE DENTRO DAS MODERNAS TÉCNICAS E LEGISLAÇÃO VIGENTE

Instrutor

Renato Dias FragaInstrutor com mais de 30 anos de experiência profissional em Organizações Públicas e Privadas. Atuou como chefe da Seção de Almoxarifado, Diretor da Divisão de Material, Diretor do Departamento de Administração e Pró-Reitor de Administração (caráter substituto) da UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. . Possui especialização em Gestão de Estoques pela FGV e Pós-graduado em Administração Estratégica pela UFES . Foi Consultor da Secretaria de Ensino Superior do MEC/Brasília no desenvolvimento do SAM – Sistema de Administração de Material para as Instituições Federais de Ensino Superior. Já capacitou mais de 1.500 profissionais das áreas de materiais, compras e almoxarifado do setor público. Também atuou como consultor junto a empresas privadas.

Objetivo

Capacitar o profissional de material para o planejamento e desenvolvimento das ações necessárias ao estabelecimento de uma gestão de materiais mais eficiente e eficaz.

Público Alvo

Servidores que atuam no desempenho das atividades de Compras e Almoxarifado, bem como chefes, diretores e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento e planejamento da gestão de materiais.

Programa

1.ANALISE DA GESTÃO DE MATERIAIS PRATICADA NO SETOR PÚBLICO

1.1 Os problemas estruturais e conjunturais da administração pública

1.2 A qualidade nas empresas privadas (benchmark)

1.3 Novas tecnologias aplicadas a área de suprimentos

1.4 Os fatores custo, tempo e qualidade.

2. PLANEJAMENTO

2.1 A política de materiais do órgão.

2.2 O cliente como objetivo principal: grau de satisfação, informações e atendimento.

2.3 A importância da programação das compras.

2.4 Gestão de suprimentos: o quê, quanto e quando.

2.5 Sistema de classificação de materiais: identificar, codificar e catalogar.

3. COMPRAS

3.1 A Legislação vigente: possibilidades e impedimentos

3.2 Porque compramos mal?

3.3 A evolução das Compras públicas: Pregão x Registro de Preços.

3.4 Cadastro de fornecedores: importância e limitações.

3.5 A relação Compras x Almoxarifado.

3.6 As possibilidades da boa especificação de material.

3.7 As condições de contratações.

3.8 O impacto da questão tempo nas atividades do almoxarifado.

4. ALMOXARIFADO

4.1 Almoxarifado ou depósito: o que temos?

4.2 Almoxarifado: local ou função?

4.3 O impacto da legislação.

4.5 Recebimento: procedimentos, tipos de conferências, legislação,etc.

4.6 Armazenagem: estrutura, normas de estocagem e conservação.

4.7  Distribuição: programação e operacionalização.

5. CONTROLES DE ALMOXARIFADO

5.1 Entradas e saídas (físicas e contábeis).

5.2 Formulários e documentos utilizados.

5.3 Acompanhamento de fornecimento.

5.5 Prestação de contas – RMA.

5.6 Inventários: anual, periódico, outros.

6. GESTÃO DE ESTOQUES

6.1 O papel estratégico dos estoques.

6.2 Definição dos parâmetros de estoque.

6.3 Função dos estoques: operacional, preventiva e especulativa.

6.4 Classificação de estoque: demanda, importância e valor.

6.5 Planejamento de estoque: formação, manutenção e desmobilização.

6.6 Saneamento dos estoques: revisões, ajustes, alienações, etc.

6.7 Método de controle de estoque: o que, quanto e quando.

6.8 A eficiência do Sistema de Registro de Preços na gestão de estoque.

7. PÓS-COMPRAS

7.1 Cobrança a fornecedor por atraso.

7.2 Troca de marca e produto na entrega.

7.3 Aplicação de penalidades.

Investimento

R$ 2.999,00  (Apostila, Pasta GT, caneta, bloco, marca texto, Coffee-break , Almoço e Certificado

LOCAL /DATA: Salvador-BA – Local a definir – 27 a 29/03/19

São Luis-MA – Brisamar Hotel – 15 a 17/04/19

Florianópolis-SC – Local a definir – 24 a 26/07/19

Fortaleza-CE – Local a definir – 12 a 14/11/19

HORÁRIO: 08:00 às 12:00h/14:00 às 18:00h

CARGA HORÁRIA: 24h

_________________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano

CNPJ: 10613756/0001-60 – Fones:(98) 3083 0535/3256-2103/  (98) 98881 7127

Dados Bancários: Banco do Brasil – Ag. 1611-X – CC 37406-7

Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Ficha de Inscrição