Elaboração de suas notas explicativas – aspectos gerais e específicos de acordo com o MCASP da STN e NBC TSP do CFC

Exibir tudol

Elaboração de suas notas explicativas – aspectos gerais e específicos de acordo com o MCASP da STN e NBC TSP do CFC

Instrutor

Francisco Glauber Lima Mota – Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília – UnB. – Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC.  – Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB). – Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela ENAP-MPOG. – Contador da Câmara dos Deputados. – Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. – Consultor de empresas de informática para a área de contabilidade pública (ASPEC, FIORILLI). – Parecerista da Revista Catarinense da Ciência Contábil, editada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. – Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Suplemento e Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal. – Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais. – Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal. – Membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. – Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal – ACICONDF. – Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

Público Alvo

Destinado aos profissionais que atuam na área contábil de entidades públicas e aos que usam direta ou indiretamente as informações geradas pela contabilidade, no seu processo decisório diário, bem como aos profissionais do controle interno e externo.

Objetivos

Objetivo Geral  – Preparar as principais notas explicativas exigidas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP).

Objetivos Específicos – – Apresentar e discutir o conceito, o conteúdo e a estrutura das demonstrações contábeis obrigatórias, exigidas pela Lei nº 4.320/6 e pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público; – Revelar a estrutura e o conteúdo mínimo das notas explicativas às demonstrações contábeis do setor público e apresentar as técnicas para elaboração de suas notas explicativas; – Elaborar as principais notas explicativas de caráter geral; e – Elaborar as principais notas explicativas de caráter específico, exigidas para o balanço orçamentário, o balanço patrimonial, a demonstração das variações patrimoniais, o balanço financeiro e a demonstração dos fluxos de caixa.Pré-requisitos: Contabilidade Geral – Procedimentos Contábeis Orçamentários – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público.

Conteúdo Programático

Módulo 1 – Estrutura e Conteúdo dos Balanços (incluindo desenvolvimento de oficina e estudo de casos concretos)

1.a – Balanço Orçamentário:

– Conceito, conteúdo e estrutura

– Oficina e caso concreto

1.b – Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais

– Conceito, conteúdo e estrutura

– Oficina e caso concreto

1.c – Balanço Financeiro e Demonstração dos Fluxos de Caixa:

– Conceito, conteúdo e estrutura

– Oficina e caso concreto

Módulo 2 – Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis (incluindo desenvolvimento de oficina e estudo de casos concretos)

2. a – Introdução

– Conceito, conteúdo e estrutura das notas explicativas

– Emprego da análise vertical e horizontal na elaboração de notas explicativas

– Boas práticas de elaboração de notas explicativas (referência cruzada, quadros explicativos, tabelas, detalhamento da composição de agregados contábeis, índices de liquidez e de endividamento etc.)

– Práticas a serem evitadas na elaboração de notas explicativas.

2. b – Aspectos gerais, normativos e legais:

– Notas explicativas exigidas pela Lei 6.404/76

– Notas explicativas recomendadas pelo MCASP da STN

– Notas explicativas recomendadas pelas NBC TSP do CFC

2. c – Aspectos práticos específicos das:

– Notas explicativas ao balanço orçamentário

– Notas explicativas ao balanço patrimonial e à demonstração das variações patrimoniais

– Notas explicativas ao balanço financeiro e à demonstração dos fluxos de caixa

2. d – Oficinas sobre elaboração de notas explicativas ao:

– Balanço orçamentário (receitas e despesas intraorçamentárias, despesas executadas por tipo de crédito, influência do superávit financeiro no resultado, atualizações monetárias autorizadas por lei, restos a pagar não processados liquidados no exercício financeiro, detalhamento dos recursos arrecadados em exercícios anteriores, movimentação orçamentária, movimentação financeira, contingenciamentos de créditos, renúncia de receita, excesso de arrecadação e economia de despesa, variação cambial etc.)

– Balanço patrimonial e demonstração das variações patrimoniais (caixa e equivalentes de caixa, créditos a curto e a longo prazos, investimentos, imobilizado e intangível, obrigações trabalhistas, previdenciárias e assistenciais de curto e longo prazos, empréstimos e financiamentos, fornecedores, obrigações por competência, provisões, patrimônio líquido, procedimentos para depreciação, amortização, exaustão, reavaliação, redução ao valor recuperável, ajuste a valor presente, variações patrimoniais aumentativas relevantes e variações patrimoniais diminutivas relevantes)

– Balanço financeiro e demonstração dos fluxos de caixa (tratamento das retenções e consignações, deduções da receita orçamentária, fonte/destinação de recursos da receita e da despesa orçamentária, origem do resultado financeiro, saldos de caixa não disponíveis para uso imediato, investimentos e financiamentos que não envolvem caixa, linhas de crédito não utilizadas, fluxos de caixa que geram aumento da capacidade operacional x fluxos de caixa destinados à manutenção etc.)

Investimento

R$ 2.999,00 (incluso: material de apoio, Livro-texto de autoria do instrutor sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Coletânea de textos de normas sobre o conteúdo das notas explicativas e dicas para sua elaboração; coffee-break, almoço e certificado)

LOCAL/DATA: Curitiba-PR – Bristol Centro Cívico Hotel – 12 a 14/12/18

Horários: 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h (dias 12 e 13) e 08:00h às 12:00h (dia 14)

CH: 20 horas aulas (12 horas para estudos teóricos e 8 horas de prática de elaboração de notas explicativas)

____________

MMP Costa Treinamento & Desenvolvimento Humano/Gestão Treinamento

CNPJ: 10613756/0001-60

(98) 3083 0535 / (98) 8881 7127

BANCO BB – AG 1611-X – C/C 37406-7

www.gestaotreinamento.com.br

Estamos cadastrados no SICAF

"O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo,mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."

Peter Drucker

Ficha de Inscrição